top of page

O autor da peça em questão chama-se Nelson Falcão Rodrigues, considerado o mais influente dramaturgo brasileiro, nascido em 23 de agosto de 1912 no estado de Pernambuco.

  Ainda criança, mudou-se para o Rio de Janeiro, com sua família, onde futuramente viria a iniciar sua carreira como repórter policial em um jornal de propriedade de seu pai. Nelson trabalhou em muitos outros jornais de renome até,em 1941, escrever a primeira de tantas outras peças sobre a sociedade e natureza humana, A mulher sem pecados, um ano após casar-se com Elza Bretanha em 1940.

  Consolidou-se com o estrondoso sucesso de sua segunda peça, Vestido de noiva, a qual viria a ser considerado por muitos estudiosos como um marco do moderno teatro brasileiro. A partir desse momento vieram aos palcos muitas outras obras de sucesso, tal como a obra em questão, A falecida, escrita em 1953, também pode-se citar o O beijo nos asfalto,Bonitinha mas ordinária  e Valsa nº 6.

  Na década de 70, o autor começa a enfrentar problemas em sua saúde e família. Na mesma época em que seu primogênito torna-se guerrilheiro, seu casamento com Elza chega ao fim e inicia-se seu segundo casamento com Lúcia Cruz Lima, a qual deu a luz a uma filha com problemas mentais. Algum tempo depois dá-se fim a seu segundo casamento e inicia-se um novo relacionamento com sua secretária, até reatar os laços com a sua primeira esposa,Elza Bretanha.

  Aos 68 anos, em 1980, Nelson falece por problemas cardíacos e respiratórios.

Ao mestre

bottom of page