top of page

ASPECTOS GERAIS

1. Que idade ele tem? 28 anos na primeira fase (idade adulta jovem) e 58 anos na segunda fase (idade adulta final).

2. De que maneira ele caminha? Na primeira fase, caminha com postura ereta, tranquilamente. Na segunda fase, caminha mais lentamente, levemente curvado para frente.

3. Como ele senta? Senta-se lentamente, curvando-se para frente e apoiando os braços sobre as coxas.

4. Como é sua voz? Grave e cansada.

5. Quais tiques ele possui (estalos de dedos, piscar continuamente)? Treme as pernas em situações em que se sente pressionado.

6. Qual o TOC (transtorno obsessivo compulsivo) ele possui? O personagem tem o hábito de seguir seus familiares, especialmente sua esposa, em obsessão pela segurança dos mesmos.

7. É portador de deficiência física ou mental? De que tipo? O personagem, na sua primeira fase, não apresenta deficiências. Na segunda fase, passa a apresentar deficiência visual (usa óculos) e dificuldades de locomoção (anda mais devagar).

8. Com quem esse personagem se parece do seu cotidiano? Por quê? O personagem se assemelha ao meu avô, devido à idade relativamente avançada, às dificuldades visual e locomotora e ao fato de sempre se preocupar com o bem de sua família, embora isso o leve, às vezes, a falar indevidamente e machucar as próprias pessoas que ama.

9. Como o personagem fala? Impõe sua voz sobre as pessoas a quem se dirige, demonstrando brutalidade e segurança ao falar enquanto, na verdade, está sensibilizado e inseguro.

10. Como ele se veste?Veste-se com roupas moderadamente formais (camisa formal de manga curta e calça social), de modo a usar a formalidade para demonstrar sua autoridade dentro da família, sem, no entanto, sair da sua condição de indivíduo da massa popular.

11. Qual o tipo de música que esse personagem escuta? Samba-choro, samba-canção e chorinho.

12. Que lugares ele frequenta para trabalhar e para se divertir? Na sua fase de juventude, frequenta o meio industrial para trabalhar e alimentar sua família, indo eventualmente a bares e casas de jogos para se divertir. Na sua fase pré-idosa, entretanto, costuma permanecer em sua casa, descansando, pois já não trabalha (aposentou-se) e não sente mais ânimo para procurar diversão fora de casa.

13. Em que lugar ele vive no contexto da história?Vive em sua casa com sua esposa e seu filho mais novo, num bairro de periferia, embora visite frequentemente a casa em que sua filha mais velha mora com seu genro.

14. A que classe social ele pertence? Classe média baixa.

15. Pertence a alguma religião? Qual? O personagem é fortemente católico.

16. Qual a sua profissão? Operário aposentado

17. Que nível de escolaridade possui? Ensino fundamental incompleto.

18. Como é formada a sua família e que posição assume na mesmaSua família é formada por um casal e dois filhos (uma filha mais velha, que é casada, e um filho mais novo). Esta personagem corresponde ao pai da família.

19. Como ele chegou no meio no qual acontece o espetáculo? Chegou ao meio no qual acontece o espetáculo por ser o pai da personagem principal.

20. Está interessado ou aborrecido ao executar os deveres de seu ofício (trabalho)? O personagem, na fase tardia, é aposentado. Na fase jovem, quando trabalha, não sente muito prazer na profissão de operário, entretanto, não está aborrecido, pois sabe que está apenas fazendo o necessário para sustentar sua família e torná-la a mais feliz possível.

21. É cooperativo ou individualista em suas relações com os demais personagens? É obediente às autoridades e tenta fazer com que os outros também o sejam. Contudo, não veria problema em se rebelar por uma causa justificável, principalmente questões relacionadas à sua família.

22. É rebelde ou obediente em relação às autoridades? O personagem, por si mesmo, é simpático, pois deseja o bem de todos à sua volta. Entretanto, por causa das atitudes que toma que às vezes são exageradas, acaba despertando um pouco de antipatia.

23. Seu personagem desperta antipatia ou simpatia nas pessoas? O personagem, por si mesmo, é simpático, pois deseja o bem de todos à sua volta. Entretanto, por causa das atitudes que toma que às vezes são exageradas, acaba despertando um pouco de antipatia.

24. Como é seu relacionamento com a pessoa amada? Relaciona-se bem com sua esposa, deixando sempre claro que a ama e a trata bem. Por ter fortes resquícios da visão machista, sente às vezes que ela deve se submeter a ele, entretanto, por causa do seu amor, age mais liberalmente para com ela.

25. Como se relaciona com as pessoas em geral? Relaciona-se bem com as pessoas em geral, embora seus pensamentos conservadores e sua vontade de promover o que considera ser o bem a qualquer custo sejam razões para surgimento de conflitos.


ASPECTOS PSICOLÓGICOS

1. Como é seu temperamento? O personagem é calmo, mas demonstra facilidade de se irritar e ficar nervoso quando sente que aquilo que vê como o “caminho ideal de vida” é contrariado.

2. Quais são seus objetivos de vida?Ver sua esposa e, principalmente, seus filhos felizes e realizados.

3. Quais são suas normas morais? O personagem tem arraigada em si uma visão fortemente machista, pela qual pensa que a esposa deve, sempre, se submeter ao marido. Da mesma forma, pensa que os filhos devem obedecer completamente aos pais, ainda que na idade adulta.

4. Como reage diante de obstáculos? Fica tenso facilmente e busca superá-los impondo sua visão de vida.

 

SITUAÇÃO DRAMÁTICA

1. Qual o objetivo principal do personagem? Promover a felicidade e o bem-estar de seus filhos, especialmente de sua filha Zulmira.

2. Quais os obstáculos encontrados? O genro do personagem não possui emprego, fazendo com que a filha não possa desfrutar dos luxos que deseja e passe a invejar sua prima Glorinha. A obsessão de Zulmira pela felicidade da prima e pela própria morte colabora para decair o bem-estar dela, indo de encontro ao que o pai planejava. Além disso, o fato de o filho mais novo sentir que a irmã mais velha é priorizada pelos pais é mais uma frustração para o pai na busca da realização dos filhos.

3. Qual o conflito central? A doença que a filha Zulmira possui e que interfere em todo o contexto de felicidade e união da família ao fazer-lhe sentir inveja e um obscuro desejo de morrer.

4. Quais suas principais ações? Na fase inicial, ajuda a mãe a nomear a filha recém-nascida como Zulmira. Na fase final, se esforça em tentar convencer a filha a abandonar as loucuras e viver normalmente, amando seu marido e cuidando de sua saúde.

 

 

Nome do Personagem:

Pai de Zulmira

Matheus Camelo

bottom of page